27.6.08

Viralizando clipes na rede

Foi um sucesso instantâneo na Web. No dia 23 de maio, o grupo americano Weezer disponibilizou seu novo videoclipe, do single "Pork and Beans", no YouTube. Hoje, pouco mais de um mês depois, o vídeo já foi visualizado mais de 8,3 milhões de vezes por lá. Pudera: o clipe faz referências a 24 memes ou cibercelebridades como o gordinho do vídeo de Numa Numa Guy e Judson Laiplly, o dançarino de "The Evolution of Dance", notabilizado por ter sido o vídeo mais visto no YouTube de todos os tempos.



Porém, o Weezer não foi o primeiro grupo a explorar o potencial de viralização trazido pelas estrelas da Web. Em fevereiro de 2007, a banda canadense Barenaked Ladies já havia feito um vídeo reunindo figuras como Matt (o cara da dancinha desengonçada que viaja pelo mundo inteiro, e que esteve recentemente no Brasil), além de nomes que voltariam a aparecer no clipe do Weezer, como o Numa Numa Guy.



Não é de agora que o Barenaked Ladies usa estratégias diferenciadas para aproveitar o potencial que a internet tem de divulgar trabalhos. Eles foram, por exemplo, os primeiros a venderem um álbum no formato de USB Drive. Uma interessante sacada que, aqui no Brasil, foi reaproveitada pela banda curitibana Terminal Guadalupe.

Para encerrar este post, uma cover bizarra: Tay Sunday, uma das cibercelebridades que aparecem no videoclipe do Weezer, cometendo a sua própria versão de "Pork and Beans". Confira por sua própria conta e riso!

Nenhum comentário: