O Rock and Roll Hall of Fame, instituição criada em 1986 com o intuito de homenagear os músicos, bandas, produtores e executivos mais importantes da história do rock, anualmente indica cinco novos artistas para integrarem o seu "hall da fama". Para que um músico torne-se "elegível", ele precisa ter lançado o seu primeiro álbum há 25 anos. Mas o fato é que a instituição, embora traga o "rock'n'roll" em seu nome, parece ter critérios um tanto quanto elásticos na hora de indicar os músicos a serem homenageados. Não discuto a qualidade de nomes como Bee Gees, Grandmaster Flash, Isaac Hayes, Michael Jackson e Miles Davis, artistas que em anos anteriores foram incluídos no hall da fama, mas é de se questionar o que exatamente eles têm a ver com rock.
No ano passado, os cinco artistas indicados para ingressar no Hall da Fama do Rock & Roll foram Madonna (que, convenhamos, é uma excelente cantora pop, mas que não exatamente poderia ser qualificada como "roqueira"), Leonard Cohen, The Dave Clark Five, John Mellencamp e The Ventures. A cerimônia de 2008 contou com a presença de nomes como Lou Reed, Tom Hanks, Justin Timberlake, Michael J. Fox e Iggy Pop, que cantou uma inesperada cover de "Ray of Light", de Madonna, durante a festa de recepção dos novos indicados.
Nesta semana o Rock and Roll Hall of Fame anunciou os nove nomes que disputarão as cinco vagas para o ingresso na instituição. São eles: Metallica, Run DMC, Stooges, Jeff Beck, Chic, Wanda Jackson, War, Little Anthony and the Imperials e Bobby Womack. É a segunda vez, diga-se de passagem, que os Stooges e o Metallica são indicados. Se serão eleitos desta vez, só saberemos no dia 4 de abril de 2009, durante a cerimônia de anúncio dos novos integrantes do hall da fama. A fim de encerrar este post, fiquem com o vídeo de um dos indicados: o grupo Chic, com "Le Freak". Um clássico das pistas de dança, mas que não é exatamente associado ao bom e velho rock'n'roll...
25.9.08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário