8.8.08

Entrando no ritmo das Olimpíadas de Pequim

Hoje é o dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2008, sediados na capital da China. Entrando no clima olímpico, aproveito a ocasião para lembrar de uma música que ficou marcada como a trilha sonora de tudo quanto é tipo de corrida: o tema que o compositor grego Vangelis fez para o filme "Carruagens de Fogo", vencedor do Oscar de Melhor Filme em 1981, cuja história é baseada em fatos reais: a amizade entre dois atletas ingleses, que competiram nas Olimpíadas de Paris, em 1924. Você certamente já a ouviu em muitas corridas de São Silvestre e cenas exibindo gente correndo em câmera lenta...



Os comitês olímpicos já adotaram a tradição recente de convidar nomes consagrados para a composição e interpretação de seus temas musicais. O brasileiro Sérgio Mendes, por exemplo, foi o autor de "Olympia", tocada na abertura das Olimpíadas de Los Angeles, em 1984. Outro sucesso veiculado massivamente em rádios e TVs de todo o mundo foi "Amigos Para Siempre", música-tema dos jogos de Barcelona, em 1992, aqui na interpretação de Sarah Brightman e José Carreras.



Outro grande hit, que marcou as Olimpíadas de Atlanta, em 1996, foi cantado por Glória Estefan: "Reach".



O tema dos jogos deste ano foi escrito por Liu Huan, um dos mais populares compositores pop chineses, intérprete de "One World One Dream", uma das músicas de divulgação destas Olimpíadas.

Nenhum comentário: