2.7.08

Os 100 melhores álbuns dos últimos 25 anos?

A revista Entertainment Weekly preparou uma edição especial dedicada ao que ela chama de "novos clássicos": tudo de mais bacana que tenha sido produzido no ramo da cultura pop nos últimos 25 anos. Tem lista de tudo quanto se possa imaginar: os 25 melhores pôsteres de filmes, 25 cenas "clássicas" de mortes no cinema (Rei Leão, Kill Bill e até Paris Hilton aparecem nessa lista), os 10 personagens de TV com quem a "Buffy" Sarah Michelle Gellar gostaria de atuar, yada yada yada. Mas como o assunto aqui é música, não posso deixar de destacar uma das mais polêmicas listas desta edição especial da EW: os cem melhores discos lançados entre 1983 e 2008.

O Top 100 da EW, como toda lista que se preze, é polêmica: comete injustiças e debates, esquece de muita banda boa e parece ter sido feita na medida pra instigar discussões acaloradas em blogs e mesas de bar. Os caras tiveram a pachorra de colocar Cristina Aguilera, LCD Soundsystem, Tom Waits, Mariah Carey, Bob Marley, Kelly Clarkson, Björk e Public Enemy juntos nessa lista. Os cinco melhores discos dos últimos 25 anos seriam, em ordem do quinto ao primeiro lugar: Madonna (Madonna, 1983), The College Dropout (Kanye West, 2004), Achtung Baby (U2, 1991), The Miseducation of Lauryn Hill (Lauryn Hill, 1998) e, no topo da lista, Purple Rain, gravado por Prince em 1984. Só não coloco um videoclipe dele aqui porque o temperamental cantor contratou uma empresa com o objetivo de tirar seus vídeos da internet. Você já foi mais humilde, Prince... :P

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma lista que tem "The Emancipation of Mimi" e não tem NENHUM álbum do The Jesus and Mary Chain não pode ser levada a sério.

Aliás, não tem nem Blur, Oasis, Teenage Fanclub, Verve... Que lista estranha o.O