8.7.08

Quem conhece mais letras com menos de 35 palavras?

Você já parou pra pensar em quantas palavras as letras de suas músicas prediletas têm? Pois é, nem eu. Aliás, se alguém souber qual a quantidade de palavras que composições como "Faroeste Caboclo" ou "Like a Rolling Stone" possuem, mande as respostas para mim, porque tenho preguiça de contar. Porém, o blogueiro americano David K. Israel acabou por fazer uma lista no mínimo interessante: as sete melhores músicas cujas letras não têm mais do que 35 palavras não repetidas. David citou algumas canções bem bacanas com letras minimalistas, dentre elas "You Are So Beautilful", de Joe Cocker, e "Everybody’s Gotta Learn Sometimes", gravada originalmente por Korgis e depois por Beck em uma versão matadora para o filme Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças. Lembrei de mais uma expressionante música com menos de 35 palavras: "The One I Love", do R.E.M. Diga-se de passagem, uma das letras mais cáusticas sobre relacionamentos amorosos de todos os tempos.



E aqui no Brasil, se alguém fosse elaborar uma letra dessas, que músicas poderiam aparecer? Eu de cara lembrei de um monte de gravações dos Titãs, da época em que eles ainda faziam discos bacanas, na companhia de Arnaldo Antunes, Marcelo Frommer e Nando Reis. Por exemplo, "Polícia". Tem ainda "Canto de um Povo de um Lugar", de Caetano Veloso, música gravada em 1975.



Agora, na lista dos piores, eu incluiria diversos axés e aquela música que fez com que o Carlinhos Brown levasse um monte de garrafadas quando se apresentou no Rock in Rio III. Aquela da água mineral, cuja letra (na íntegra) é esta: "Bebeu água, não!/ Tá com sede, tô!/ Olha, olha, olha, olha a água mineral/ Água mineral/ Água mineral/ Do Candeal/ Você vai ficar legal!"

3 comentários:

Anônimo disse...

"...as sete melhores músicas cujas letras não têm mais do que 35 palavras não repetidas..." Bah! Tive que ler isso diversas vezes porque deu um nó na cabeça. Este é o legítimo caso no qual a falta do que fazer trabalha a favor da humanidade. Mandou bem nas lembranças!

Parabéns pelo blog, Mr.! Muito bom!

Fábio disse...

"I don't wanna walk around with you", do Ramones.... A música é simples e direta na letra... essa é a minha letra com menos de 35 palavras repetidas...

Abrazos...

Anônimo disse...

"Why don't we do it in the road", dos Beatles!