31.7.08

Versão original e cover: "I Started a Joke"

Os irmãos Barry, Maurice e Robin Gibb foram os integrantes do grupo vocal mais bem-sucedido de todos os tempos: os Bee Gees. Conforme destaca o site do Rock and Roll Hall of Fame, instituição na qual os Bee Gees ingressaram em 1997, apenas cinco artistas venderam mais discos que eles: Elvis Presley, os Beatles, Michael Jackson, Garth Brooks e Paul McCartney em carreira solo.

Confesso que durante muito tempo alimentei um preconceito injustificado pelo som deles, que eu qualificava como "baba". Com o tempo, aprendi a valorizá-los: os Bee Gees compuseram músicas pop de alta qualidade, gravando-as em harmonias vocais de primeira. Um dos melhores exemplos desse talento é "I Started a Joke", balada do álbum Idea (1968), que atingiu o número 1 nas paradas britânicas e número 6 no Top 100 da revista Billboard. A letra, dolorida, fala sobre incompreensão e culpa ("Comecei uma piada que fez o mundo todo chorar/ Mas não havia percebido/ Que a piada era comigo"), e a melodia fez desta canção um clássico daqueles bailes de adolescência nos quais a gente dançava coladinho. Atentem para o vídeo abaixo, filmado em um cenário composto por espelhos, onomatopéias de risadas e figuras humanas desenhadas ao melhor estilo pop art, com movimentos laterais de câmera acompanhando os passos de Robin Gibb: um clipe bastante sofisticado para os padrões pré-MTV.

"I Started a Joke" recebeu inúmeras regravações ao longo dos anos, de nomes como Robbie Williams e The Wallflowers. Mas a mais marcante é a cover escrachada, porém sem deixar de respeitar a versão original, cometida pelo grupo Faith No More em 1998. Mike Patton detona nos vocais, mas no clipe da música quem personifica sua interpretação é um singelo cantor de karaokê.

Nenhum comentário: